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Publicado em: domingo, 26 de abril de 2020 às 18:54

Fatores Determinantes que Causam Inadimplência!

                 Fatores Determinantes que causam Inadimplência!

A inadimplência surge no momento que os clientes não conseguem mais honrar suas dívidas. O fato ocorre por fatores econômicos, sociais e culturais, dentre eles destaca-se o alto endividamento da população, o desemprego, a falta de planejamento, fácil acesso ao crédito e a falta de educação financeira.

Dentro destes fatores podemos destacar que muitas empresas não tem um processo bem definido ou em algum momento não conseguem avaliar seus dados e indicadores para formatar uma estratégia do perfil de seus clientes devedores.

Existem alguns pontos determinantes no processo que agravam os números, e se não trabalharmos corretamente a tendência é do aumento significativo da inadimplência e da saúde financeira da empresa como um todo.

Abaixo cito os principais itens e fatores a serem trabalhados bem como a melhor forma de conduzi-los.

 

 

Falta de processo na análise de crédito

 

Inadimplência: Concedendo o limite além do que o consumidor pode pagar, pode acarretar a falta de capital para honrar o compromisso assumido.

Afastar os clientes: Ser rigoroso demais pode ocasionar perdas significativas de vendas, a transparência é fundamental nesta etapa.

Demora na Liberação de crédito: Pode afastar seus clientes quando a liberação demora, procure tecnologias para ser mais eficiente, busque soluções rápidas. Lembre-se sempre processos bem definidos independente de funcionário ausente.

Reanálise constante: Definir prazos de reanálise para créditos não aprovados e aprovados é prioridade, assim evitamos um custo desnecessário a cada operação de compra.

 

 

Falta de processos na atualização cadastral

 

Atualização em cada compra ou reanálise: É fundamental que os dados exigidos no processo de cadastro sejam cumpridos, é a partir destes dados que faremos o contato caso aconteça algum imprevisto.

A negativação do devedor se dá através do endereço informado na hora da compra: O endereço indicado na compra é o meio legítimo de notificar o cliente, seja por meio de notificações extrajudiciais, judiciais e ou de órgãos competentes, portanto deve se ter atualizado o mesmo para garantir a legalidade do documento.

Telefone:   Utilização para finalidades de voz, sms, whatsapp, discador automático. Conversas via whatsapp são corriqueiras no setor de contas a receber, bem como o envio de protocolos via sms, envio de boletos e códigos de barras por WhatsApp, discagens automáticas e URA,  essas ações só serão executadas com sucesso se o telefone do cliente estiver atualizado.

E-mail: Notas fiscais de compra são entregues por e-mail na maioria das vezes, o e-mail correto é imprescindível para algumas funções como  faturamento, cartas de cobrança e promoções para os clientes.

O e-mail é também muito utilizado para aviso de cortes de serviços com recorrência, ter uma ficha cadastral validada com aceite é fundamental.

O e-mail na minha visão é a melhor ferramenta de comunicação em vários setores da empresa, desde vendas, pós-vendas, atendimento, cobrança e financeiro.

Documentos relacionados: Para cada produto ou serviço devemos estipular os documentos necessários de atualização e de checagem, isso vai variar dependendo do valor agregado do mesmo, ser muito rígido em produtos de pouco valor pode inviabilizar a compra e vice e versa.

 

 

 

 

Produto ou serviço ruim

 

Antecipe os problemas, se tem algo errado em seu produto ou serviço faça melhoria, é neste ponto que os consumidores podem alegar o não pagamento e até cancelar a compra ou o serviço, comece a mapear todos os as situações elencadas na cobrança e avalie.

 

 

Golpe ou Picaretagem

 

O processo que não está bem definido estará sujeito a ter mais problemas com golpes, quando tratamos a situação de compra sem padrão e analisamos de formas diferentes cada caso ou cada atendente tem um modelo de negócio ficamos suscetíveis a erros.

Sua equipe precisa estar preparada para possíveis fraudes, quanto mais pessoas treinadas menos chances de sinistro.

Se você conhece o perfil do seu público já é um bom começo, pessoas que fogem desse perfil devem ser analisadas, um sistema antifraude pode ajudar no processo o sistema monitora o perfil de cada pedido negado ou aprovado criando regras de liberação ou bloqueio.

 

Crise econômica ou de força maior, desemprego, vários parcelamentos

 

Quando nos deparamos por alguma situação diferente do contexto usual devemos parar e analisar os dados.

Classificação dos devedores é fundamental: Classificar os devedores para ter ciência do grupo que ele pertence é fundamental, com essa informação poderemos saber como conduzir a situação e tratá-la de forma mais adequada possível.

Cliente recorrente de débitos: Você já tem o histórico dele e geralmente já o conhece e sabe conduzir adequadamente a situação.

Analise de crédito mal feita: Nesta situação o melhor que tem a fazer é renegociar dentro da real necessidade do cliente, afinal já erramos a primeira vez, não podemos errar novamente.

Serviço Ruim: Tentar contornar o mais breve possível, seja na troca da mercadoria, na entrega que atrasou, ou no serviço prestado, agindo de forma rápida temos chances de receber com sucesso além de ter concedido uma experiência melhor para o cliente.

Golpe: Analisar de imediato o “furo” qual parte do processo que eu pulei, qual etapa eu me distraí, analisar o processo fim a fim da compra até a entrega e logo após tomar as providencias, geralmente o golpe não conseguimos recuperar a mercadoria mas vale lembrar que podemos registrar ela em boletim de ocorrência na polícia de sua cidade até como estelionato dependendo do caso. Use este “furo” para corrigir o processo de imediato.

Crise econômica:  Após identifica a causa do débito e descartar as causas acima, devemos então “ajudar” o cliente a nos ajudar.

A melhor solução é o acordo bom para as duas partes, entender a situação relatada é fundamental, perceber a veracidade das informações fará a diferença, não existe receita de bolo, existe bom senso de quem escuta e de quem quer fazer o acordo, seja flexível até o ponto que tenha autonomia, não crie barreiras desnecessárias, isso vai te levar para o “fim da fila”.

©Clientivando - Carmen Basso

www.clientivando.com.br

 

Tags: cobrança credito e cobrança

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